quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Rimas por aproximação sonora

Além de serem muito mais recorrentes do que imaginamos, as rimas por aproximação sonora podem trazer excelentes resultados à letra, tanto pela imprevisibilidade, quanto pelas sonoridades diferenciadas que costumam apresentar.

Muitas vezes são "rimas elegantes".

E aumentam significativamente as possibilidades de se rimar.

Eis alguns casos mais comuns:

Feliz / partir / aqui / assim, todas essas terminações rimam entre si, por aproximação sonora. Par, paz, pai, também. O mesmo se dá com palavras terminadas em:

 - “Eu” e “er” - valeu / fazer
 - “Ão” e “om” - canção / batom
 - “Om” e “or” – som / cor
 - “Em” e “er” – ninguém / saber
 - “Em” e “ei” – também / lei
 - “Or” e “ou” – sabor / restou
 - “Or” e “ól” – amor / futebol
 - “Ou” e “ól” – virou / farol

Estes são apenas alguns exemplos, mas há muitas outras possibilidades de aproximação sonora que oferecem rimas agradáveis e sensatas aos ouvidos.

Alguns exemplos em canções - trechos:

"Calçada pra favela, avenida pra carro,
Céu pra avião, e pro morro descaso.
Cientista social, Casas Bahia e tragédia,
Gostam de favelado mais que Nutella
Quanto mais ópio você vai querer?
Uns preferem morrer ao ver o preto vencer
É papel alumínio todo amassado,
Esquenta não mãe é só uma cabeça de alho...
Um índio (Caetano Veloso)
Cartola virá que eu vi,
Tão lindo e forte e belo como Muhammad Ali
Cantar rap nunca foi pra homem fraco
Saber a hora de parar é pra homem sábio" (Sucrilhos - Criolo)

“Olhei até ficar cansado
De ver os meus olhos no espelho
Chorei por ter despedaçado
As flores que estão no canteiro
Os punhos e os pulsos cortados
E o resto do meu corpo inteiro
Há flores cobrindo o telhado
E embaixo do meu travesseiro
Há flores por todos os lados
Há flores em tudo que eu vejo” (Flores  - Tony Bellotto / Sérgio Britto / Charles Gavin / Paulo Miklos)

“Solidão é lava
Que cobre tudo
Amargura em minha boca

Sorri seus dentes de chumbo...” (Dança da Solidão - Paulinho da Viola)

“Não me elegeram chefe de nada
O meu cartão de crédito é uma navalha” (Brasil – Cazuza)

“Enquanto o tempo
Acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora
Vou na valsa A vida é tão rara...” (Paciência - Lenine e Dudu Falcão)

“A banda cover do Diabo acho que já tá por fora
O mercado tá de olho é no som que Deus criou 
Com trombetas distorcidas e harpas envenenadas
Mundo inteiro vai pirar com o heavy metal do Senhor” (Heavy Metal Do Senhor - Zeca Baleiro)

“O goleiro é um homem de elástico
Só os dois zagueiros tem a chave do cadeado
Os laterais fecham a defesa
Mas que beleza é uma partida de futebol” (Partida De Futebol - Samuel Rosa e Nando Reis)

“Garotos não resistem
Aos seus mistérios
Garotos nunca dizem não
Garotos como eu
Sempre tão espertos
Perto de uma mulher
São só garotos” (Garotos - Leoni)

“Estátuas e cofres e paredes pintadas
Ninguém sabe q que aconteceu...
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender...” (Pais e Filhos - Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá)

“Eu posso estar sozinho
Mas eu sei muito bem aonde estou 
Você pode até duvidar
Acho que isso não é amor” (Será - Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá)

“Pra onde essa onda vai?
De onde essa onda vem?
Eu não sei o que ela me traz
Mas o meu desejo é que me leve também” (Onde Anda a Onda - Paulinho Moska)

Também uso:

“Me diz quanto querer pode existir
Eu sei que vou sofrer, mas fico mesmo assim” (Vou me iludir - Magno Mello / Pedro Morais)

Olha essa que interessante:

“De que ele o sol inunda
O mar quando se põe
Imagem moribunda
De um coração que foi (J. de Deus)

Três de Raul Seixas:

Admito / comigo
Apressado / cigarro
Banquete / gente

As possibilidades são muitas e podem trazer originalidade às rimas.

Arrisque-se! 


Magno Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário