quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Sobre o ministrante

Há dezesseis anos o compositor, letrista, escritor e livre pesquisador Magno Mello vem estudando o universo das letras de canções brasileiras, a partir de uma abordagem inédita no Brasil sobre os elementos, ferramentas e conexões que estruturam uma letra de música.

A pesquisa se transformou em estudo sistematizado e, posteriormente, no Workshop de Poética Musical.

Em 2010 Magno Mello recebeu pelo trabalho o Prêmio Interações Estéticas, MinC/Funarte.

Como compositor, possui mais de 120 músicas gravadas por artistas como Pedro Morais (MG), Manu Santos (RJ), Izzy Gordon (SP), André Lima (SP), Bia Marchese (SP), Marina Machado (MG), Vanessa Longoni (RS), Kadu Vianna (MG), Gláucia Nasser (SP), Raquel Coutinho (MG), Thaís Uessugui (BSB), Damaris Morais (RJ), Graça Cunha (SP), Lúdica Música (MG).

Magno Mello...sem dúvida, afirma-se como um dos melhores novos letristas brasileiros” – Juarez Fonseca – Jornalista e Crítico Musical – 2011

Meu caro Magno. Dizer que admiro seu trabalho é bobagem, eu já disse e muitos outros também disseram. Tive a oportunidade de ver um workshop seu na minha universidade e pude comprovar a seriedade com que você desenvolve o trabalho. Sem deixar de salientar que achei esse trabalho uma importante ferramenta de análise literária. Um grande abraço” – Sérgio Aversa – Vice-Diretor da Faculdade de Música da UEMG – MG.

Magno Mello é, sem nenhum favor, um sopro de ar fresco no bolor que habita aquilo que muitos consideram MPB. Sua pesquisa é importante e ponto final na frase. Ele é um desbravador. Tive o privilégio de recebê-lo como ministrante em minha escola e a manifestação dos alunos foi indiscutivelmente positiva. Parabéns!” – Hudson Vaz - Maestro e Arranjador.

Sinto-me privilegiado por ter recebido e oferecido através da minha escola o curso para formação de letristas do pesquisador e compositor Magno Mello. E em quatro diferentes ocasiões! O curso guarda em si um ineditismo que, por si só, o torna muito especial. Mais que diferente, o curso é bastante útil, pois leva os alunos a refletirem sobre importantes aspectos da composição de letras que dificilmente são levados em conta no momento da criação. E o melhor é a forma como oferece um leque de ferramentas de análise sem ir de encontro à liberdade criativa. Parabéns, Magno! Agradecemos pelo seu trabalho e sensibilidade!” - Luiz Bragança

Seu curso mudou minha poética, ajudou-me a sintetizar soluções para as letras, me muniu de um caráter técnico que, penso eu, transformou minhas novas composições. Recebi uma avalanche de informações em dois dias de curso e ainda hoje, passado mais de um ano, continua "caindo a ficha" de pouco em pouco. Essas informações técnicas se transformam em ferramentas para o escoamento da inspiração, por caminhos sólidos e funcionais. A gente engole tudo isso, digere e vai enraizando de pouco em pouco essa nova maneira de pensar poeticamente. Arrasou!!! - Rodolfo Figueiredo - participante

O Curso de Poética Musical do Magno Mello é objetivo, claro e revelador. Descobri ferramentas para melhorar e avaliar minhas composições. Assim pude dar acabamento em letras que precisavam de um toque final e consegui enxergar mais possibilidades de criação. Vale muito a pena, sem dúvida” - Viviane Donner - participante

Magno Mello é sem sombra de dúvida, um dos melhores letristas desta nova geração! Seu estudo nos dá abertura ao debate e nos permite desmembrar e esclarecer muitas questões. Um trabalho sério, ético, embasado em exaustivo estudo. Nos incita a conhecer ainda mais a profundidade e o vigor cultural de sua obra. Parabéns Magno Mello. Abraços!!!” - Lino Lanna - participante

O curso de Poética Musical, eu recomendo a todos, pela facilidade da técnica de linguagem e possibilidade de interação entre quem aplica o conhecimento e todos os participantes. Vale a pena, abre caminho para os que têm poesia guardada lá no cantinho da alma e conseguem passar para a música a letra de suas vidas” - Amilton Faria - participante






Nenhum comentário:

Postar um comentário